terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Funcões do Legislativo Moderno



Três funções básicas são exercidas, atualmente, pelo Legislativo: centralizar o processo legislativo; participar do controle sobre os outros poderes; e representar a vontade do povo.

No primeiro caso, ao Congresso (Assembleias, Câmaras) cabe elaborar as leis, inclusive emendando à própria Constituição. Todavia, o Poder Executivo colabora nessa tarefa, sancionando as aprovadas pelo Legislativo.

O controle sobre os demais poderes tem por objetivo fazer com que se governe em benefício do povo. Já a representação da vontade da população está unida no princípio de que “todo poder emana do povo em seu nome é exercido”. O Legislativo moderno funciona como caixa de ressonância da opinião pública. O vereador “fala” em nome dos cidadãos. Daí, a designação de “Parlamento”, dada ao órgão Legislativo.

Para falar com independência em nome do povo, o vereador é inviolável, no exercício do mandato, por suas opiniões, palavras e votos. O Legislativo, para exercer a fiscalização formal dos atos dos outros poderes, conta com o auxílio do Tribunal de Contas do Paraná.



Postado por:
Olimpinho
Diretor geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário